quinta-feira, 11 de junho de 2009

É nesse sentido que os jogos devem ser inseridos dentro das salas de aula, numa tentativa de auxiliar o aluno a agir livremente sobre suas ações e decisões. Fazendo com que Ele “desenvolva a capacidade de compreender e aceitar as dinâmicas de vida tornando a pessoa mais flexível e aberta a mudanças” (SANTOS, 2003: 19)
Essas mudanças acontecem porque os alunos tornam-se mais críticos, dinâmicos e antenados para enfrentar as propostas de ensino surgidas na sala de aula. É nesse sentido que os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam a utilização de jogos no ambiente escolar e salientam:

“Os jogos podem contribuir para o trabalho de formação de atitudes – enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da critica, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório – necessárias para aprendizagem da Matemática”.(PCN, 1998, p.47)

É por isso que a utilização desses recursos é imprescindível nas aulas de Matemática, já que pode transformar uma aula monótona em outra bastante significativa para o discente. No entanto, somente o educador é que poderá dimensionar o seu uso na sala de aula, pois este conhece as condições socioculturais, as necessidades e as capacidades dos seus alunos, caracterizando-se como organizador, consultor, mediador, controlador e incentivador do processo de aprendizagem. Por isso, cabe-lhe analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver, nesse propósito Lara afirma: (2003)

Desse modo, penso que, através dos jogos, é possível desenvolvermos no aluno, além de habilidades matemáticas, a sua concentração, a sua curiosidade, a consciência de grupo, o coleguismo, o companheirismo, a sua auto-confiança e a sua auto-estima. (LARA, 2003, p.22)


Dessa forma, os conteúdos trabalhados por meio de jogos possibilitam maior envolvimento com conceitos que se deseja desenvolver, além de estimular o desbloqueio de alguns alunos em relação à Matemática, melhorando a motivação pessoal e a auto-estima.
Portanto, os jogos nas aulas de Matemática contemplarão o desenvolvimento de habilidades que possibilitem ao aluno um melhor desempenho no mundo atual em que se exige cada vez mais utilização de conhecimentos científicos e tecnológicos, contribuindo efetivamente para um desempenho escolar e para a participação ativa na sociedade.

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