quinta-feira, 11 de junho de 2009

REFERENCIAL TEÓRICO

È através da atividade concreta que a criança desenvolve a capacidade lógica; a ação deve anteceder ou acompanhar o raciocínio em todas as atividades.
Piaget

A Matemática é uma disciplina “viva” está relacionada com tudo que nos cerca. Assim, como a matemática, a tecnologia, em suas diferentes formas está cada vez mais invadindo a nossa casa, modificando as linguagens e interferindo no nosso modo de agir, pensar e relacionar-se socialmente. É por isso que a matemática tem papel relevante na sociedade do conhecimento, pois ela possibilita a resolução de problemas, raciocínio lógico e criticidade nas ações, sobretudo se o educador usar estratégias didáticas como os jogos em sua sala de aula.
O recurso aos jogos constitui uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propicia a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações. Além disso, as situações lúdicas sempre estiveram presentes na vida das crianças, funcionando como um instrumento de desenvolvimento e construção do processo de conhecimento de si mesmas e da realidade.
O jogo é tão importante na vida da criança que esta aprende muitos significados do mundo cultural e social. Também, no adolescente o jogo age da mesma forma, já que seu mundo interno é altamente intensificado com a realidade e o seu processo sócio cultural.
O ato de trabalhar com jogos além de tornar as atividades mais lúdicas e prazerosas podem se transformar num excelente recurso pedagógico. DANTE (1996 p. 37) observa o seguinte:
O jogo torna-se uma estratégia de ensino muito importante, pois estimula a interação, a participação, a curiosidade e a criatividade. A situação do jogo, colocada dentro do interesse e possibilidades da criança, estimula a ação e o pensar, libera coragem e aventura na direção do novo.

O jogo é uma atividade que tem valor educacional intrínseco. LEIF diz que “jogar educa, assim como viver educa: o jogo tem sido utilizado como recurso nas aulas de Matemática, por várias razões, dentre elas, a capacidade de absorver o jogador de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo.

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